Skip to content

Organização das anotações

28/05/2011

O trabalho acadêmico  envolve atividades prazerosas, como a leitura de um livro muito procurado, a constatação de que uma hipótese é pelo menos coerente, ou a construção de uma frase que explique bem a proposta e que, se possível, tenha algo de estético em sua forma.

Depois de elogios, é comum encontrarmos uma adversativa, não vou fugir à regra: apesar de seus aspectos agradáveis, o trabalho acadêmico, como todo trabalho, tem aspectos repetitivos, enfadonhos e difíceis.

Ler um texto difícil pode ser um desafio, mas a dificuldade maior é como anotar o que é importante em sua leitura e, mais complexo ainda, como organizar essa informação para depois recuperá-la.

Face a essa questão e partindo do principio que alguém em algum lugar deve ter desenvolvido uma forma de facilitar esse trabalho, tenho pesquisado alguns softwares, dos quais pretendo falar aqui, mas agora quero remeter a um artigo sobre a forma de organizar as anotações que foi desenvolvida por Luhmann, autor buscava uma teoria para melhor compreender a complexidade do mundo e que acreditava que para isso precisava de um método complexo.

Embora não tenha conhecimento para afirmar, suponho que ele precisava de uma organização de anotações que também fosse complexa e não linear e hierárquica como as outras.

Esse é o assunto do artigo Luhmanns zettelkasten do blog Taking note.

Boa leitura.

From → Preêmios

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: