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Artigos

Artigos Publicados em anais de eventos

Dualidade do Material na Criação

IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISADORES DO MANUSCRITO E EDIÇÕES, 1994, São Paulo. Anais do IV Encontro Internacional de Pesquisadores do Manuscrito e Edições. São Paulo: Editora Anablume, 1995. p. 471-476.

Criação: do caos para uma ordem provisória

II CONGRESSO INTERNACIONAL LATINO-AMERICANO DE SEMIÓTICA, 1996, São Paulo. Revista Face – Edição especial nº 4 – Caos e Ordem na Linguagem e na Arte. São Paulo: Programa de Estudos Pós Graduados em Comunicação e Semiótica, 1999. v. 1, p. 212-218.

Matéria Digital

FRONTEIRAS DA CRIAÇÃO – VI ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISADORES DO MANUSCRITO, 1999, São Paulo. Fronteiras da Criação – VI Encontro Internacional de Pesquisadores do Manuscrito. São Paulo: Anablume, 2000. v. UNICO, p. 263-267.

Matéria Digital – software e arquivo

Poster no xVII ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISADORES DO MANUSCRITO: POÉTICA DA CRIAÇÃO, 2002, Niteroi. Manuscrítica Revista de Crítica Genética. 2003. v. 11.

Convite à Crítica Genética

VII ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISADORES DO MANUSCRITO: POÉTICA DA CRIAÇÃO, 2002, Niterói. Manuscrítica Revista de Crítica genética. 2003. p. 133-140.

Crítica Genética: Uma contribuição para o estudo da criatividade em design

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DESIGN – BRASIL, 2002, Brasília. Anais do I Congresso Internacional de Pesquisa em Design – Brasil. Rio de Janeiro: ANPED, 2002.

Método e Criatividade

In: 7º JORNADA DO CENTRO DE ESTUDOS PEIRCEANOS E II ADVANCED SEMINAR ON PEIRCE´S PHILOSOPHY AND SEMIOTICS, 2004, São Paulo.
Caderno da 7º jornada de estudos peirceanos. 2004.

Caracterização da relação game – jogador: a Situação Game

Anais do V SBGames – Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment

Inserção dos Videogames na Aprendizagem Mediada

Anais do III Seminário Jogos eletrônicos, Educação e Comunicação – construindo novas trilhas ISSN: 1808-8619

O uso dos meios multimídia como forma de acesso a conteúdos específicos ou museólogicos: a experiência do CD-ROM “al-Khatt”

Anais do 3º Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Em co-autoria com o ex-aluno do curso de Design de Multimídia: Cleber Tavano.

Percepção de Mundos Simultâneos nos Locations Based Mobile Games

Digital Proceedings of the V Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment – ISBN: 85-7669-098-5. Edited by Bruno Feijó, André Neves, Esteban Clua, Luciana Freire, Geber Ramalho and Marcelo Walter

Dedões – Corpo Gestos: A Inteligência Corporal no Design dos Jogos Digitais

PROCEEDINGS Games & Culture Track – VII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment – Published by Sociedade Brasileira de Computação – p. 19 – 24

Magia e imaginário nos controles baseados em gestos

Proceedings VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital – PUC-Rio

Artigos Publicados em Periódicos

Arte e Propaganda.

Revista da Espm, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 13-17, 1995.

Imagem do computador: um problema de batismo.

Rastros da Criação Revista do Centro de Estudos de Crítica Genética, São Paulo, p. 36-40, 1977.

Criatividade, Artes Visuais e máquinas.

Rastros da Criação, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 13-18, 1997.

Um tiro o Espelho – Resenha sobre o CD-livro “Psicanálise e história da Cultura” de Sergio Bairon e Luís Carlos Petry.

Galaxia Revista Transdisciplinar de Comunicação Semiótica e Cultura, São Paulo, v. 1, p. 261-264, 2001.

O design e sua inserção no ambente social.

Revista Senac, São Paulo, p. 13-14, 2001.

Capítulos de livros publicados

Corpo que faz: considerações sobre a produção de imagens.

In: LEÃO, Lucia Isaltina Clemente. (Org.). Cibercultura 2.0. São Paulo, 2003, v. 1, p. 175-186.

Contribuições para a questão da formação do designer de hipermídia.

In: LEÃO, Lúcia. (Org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias.. São Paulo, 2005, p. 165-182.

Processo de Criação de Narrativa Hipermidiática

In.: Teixeira, Lucilinda (Org.) Leituras intersemióticas Editora Unama, 2006, v.3, p. 31-51.

A linguagem do terror nos videogames

LINGUAGENS: ESTUDOS INTERDISCIPLINARES E MULTICULTURAIS – V.3 – org. Luci Teixeira – Programa Editorial do Centro de Cências Humanas e Educação – Universidade Da Amazônia – 2008 – P. 17 – 23 – ISBN 978-85-7691-063-3

Artigos publicados em veículos não acadêmicas

Ueb Disain. Uat is Dis?

Design Gráfico, São Paulo, p. 52-54, 2000

Quando a dificuldade é bem vinda: o design de games

Game cultura – http://www.gamecultura.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=377&Itemid=9 – Fevereiro de 2007

Semiótica além da classificação

Artigo da coluna mensal “Três Visões, uma Semiótica” – Game cultura – http://www.gamecultura.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=396&Itemid=9

Fevereiro de 2007

Games, comunicação e semiótica

Artigo da coluna mensal “Três Visões, uma Semiótica” – Game cultura – http://www.gamecultura.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=415&Itemid=9 – Março de 2007

Tem alguma coisa atrás da porta… Jogos de medo

Artigo da coluna mensal “Três Visões, uma Semiótica” – Game cultura – http://www.gamecultura.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=432&Itemid=9 – Abril de 2007

Jogos refazem a história

Artigo da coluna mensal “Três Visões, uma Semiótica” – Game cultura – http://www.gamecultura.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=444&Itemid=9 – Maio de 2007

Meditações sobre uma raquete de luz

Artigo da coluna mensal “Três Visões, uma Semiótica” – Game cultura – Julho de 2007

Materialidade e estética: determinantes do estilo visual

Artigo da coluna mensal “Três Visões, uma Semiótica” – Game cultura – http://www.gamecultura.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=474&Itemid=9 – Julho de 2007

Chat IDG Now!: Saiba usar os games como suporte no aprendizado escolar

Chat realizado no dia 29 de agosto (quinta-feira) às 18h no Bate Papo UOL (http://idgnow.uol.com.br/chat/2007/06/27/idgchat.2007-07-16.7546185758/).

Game educacional deve ser divertido

Podcast IDG Now! Professores devem verificar como se apropriar dos games em sala de aula, afirma Edson Pfützenreuter, doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. 13/08/2007

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